domingo, 24 de abril de 2016

Confessar pecados a líderes não é mandamento, faça-o se desejar.


Amados, tenho visto um grande erro em muitas igrejas evangélicas – A de confessar pecados a pastores e lideres de igrejas para que então eles possam ser ajudados e restaurados.

ISTO NÃO EXISTE!!! É PRÁTICA ERRÔNEA E ANTI-BÍBLICA O FEITO DE UM PASTOR TORNAR O ATO DE CONFESSAR PECADOS AS LÍDERES DA IGREJA UMA DOUTRINA OU REGULAMENTO PARA MEMBROS E OBREIROS.
A CONFISSÃO DE PECADOS DEVE SER FEITA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A DEUS POR MEIO DE JESUS, POIS SÓ ELE EM SUA MISERICÓRDIA PODE INFINITA PODERÁ PERDOAR. CONFESSAR O PECADO A HOMEM (SER HUMANO) PODE SER FEITO – SE – QUANDO TAL PESSOA DESEJAR FAZÊ-LO DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE E NÃO COMO UM MANDAMENTO PARA SER RESTAURADO.


Quando alguns ministérios e pastores assumem este costume de que seus membros devem confessarem seus pecados a seus (líderes), eles geralmente se apoiam na seguinte passagem bíblica – lógico que fora de contexto próprio.
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. TIAGO 5:15-16
Quando a carta de Tiago fala em “Confessai as vossas culpas (pecados) uns aos outros” isso não é um mandamento e sim uma instrução como apoio para que a cura FÍSICA  seja manifestada.
E quando  se usa o termo  CONFESSAR em português, confessar na verdade tirada do texto original em Grego nesse texto que dizer; (EXPRESSAR, COMUNICAR, ABRIR-SE) com seu irmão para que esse, sabendo do seu problema, possa lhe ajudar em oração. Veja que no contexto próprio a instrução de confesssar na verdade quer dizer expressar e abrir-se, ou seja contar seu pecado à alguém para que tal irmão(a) possa se sentir menos pesado com o pecado e receba um apoio, conforto e força em oração.

ESSE TEXTO NÃO FOI DADO COMO UM MANDAMENTO OU DOUTRINA DO NOVO TESTAMENTO PARA QUE HOJE LíDERES EXIGISSEM QUE PECADOS LHES FOSSEM CONFESSADOS. ESSE TEXTO DEIXA A CRITÉRIO DO CRISTÃO A LIVRE ESCOLHA DE CONFESSAR (PEDIR AJUDA) A UM IRMÃO QUANDO PECAR.

O versículo 15 mostra claramente que é a oração de fé feita a Deus que salvará e trará perdão ao Homem. JUSTO é todo aquele que crê em Jesus, pois Ele é quem justifica. Falo isso para que você que tem a fê em Cristo, saiba que é Jesus o faz  Justo  diante de Deus pela sua fé no sangue de Cristo mediante.
Quando um pastor ou ministério  explica este texto desta maneira, ou seja, quando ele deixa a critério da igreja  a opção de confessar seus pecados aos líderes somente se ele quiser pedir ajuda em oraçao ou conselho, isto estará perfeito.
O problema está quando tais lideres usam tal texto para coagir as pessoas a confessarem seus pecados ao liderato como se fosse a única maneira que eles (pecadores) pudessem receber a restauração. ISSO É ERRO.
>>> Olha o que a Palavra de Deus diz sobre o ato de confessar pecados entre meio 3 referências bíblicas do Novo Testamento:
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1 TIMÓTEO 2:5
“De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. HEBREUS 7: 22-28
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ELE (JESUS CRISTO –NÃO HOMENS) é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 JOÃO 1:8-9

Amado(a), Pecado se confessa a Deus e a Deus somente. Você não tem que confessar seu pecado a igreja nem a homem nenhum se você não quiser. Os 3 textos acima mostram isto claramente. Jesus é o último e único sacerdote que pode interceder e intermediar entre nós e Deus. Nenhum sacerdote humano tem poder para perdoar. A Igreja que assume tal prática, pratica exatamente o que os padres católicos fazem ao aceitarem as confissões de seus fiéis. Estes se colocam no lugar de Jesus para liberar sentenças ou absolvições de pecados, e isto é perigoso.
Na verdade muitas igrejas querem que isso aconteça para que tais lideres possam manipular as vidas cativas de seus membros. Há igrejas fortes no Brasil que assumem esta prática constantemente porém isto é um erro se for colocado como regulamento ou doutrina da igreja.

EXCESSÃO: TRATE DO TEU PECADO COM LÍDERES E  TODA A IGREJA SOMENTE SE TEU PECADO TIVER TRAZIDO ESCANDÂLO À IGREJA E À COMUNIDADE. MAS SE FOR ALGO ENTRE VOCÊ E DEUS, OU VOCÊ E OUTRA PESSOA NÃO E NECESSÁRIO. O QUE PODE SER FEITO É BUSCAR UMA INTERMEDIAÇÃO PASTORAL PARA QUE ELE POSSA CONCILIAR E FACILITAR UM ENCONTRO ENTRE AS PARTES OFENDIDAS POR TEU PECADO. FORA DISTO SOMENTE CONFESSE A OUTROS O TEU PECADO SE FOR DE TUA DECISÃO ESPONTÂNEA SABENDO QUE O QUE LHE PERDOARÁ VERDADEIRAMENTE É DEUS.

Outro conselho prático. O problema de confessar seus pecados a homens é que nem todos tem a capacidade e sabedoria para tratarem com seus problemas ou pecados. Se quem você escolher for uma pessoa ungida, esclarecida e de boa relação com a palavra de Deus então até poderia ser útil e benção em sua vida. Mas é necessário escolher muito bem a quem contar na igreja pois isso poderá gerar acusações da parte deles contra você e outras até comentariam na igreja com outros santos sobre o teu problema.
O mais sábio é : Se confessarmos os nossos pecados, ELE (JESUS CRISTO –NÃO HOMENS) é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 JOÃO 1:8-9. Se pecar seja rápido para arrepender e confesse-o a Jesus diretamente e peça o perdão. Depois de pedir creia que Ele foi fiel e justo para lhe perdoar. Levante sua cabeça e siga adiante como se aquilo não tivesse existido.

JESUS É QUEM PAGOU O PREÇO POR TUA VIDA.. SOMENTE ELE PODE PERDOAR.. SÓ ELE PODERÁ CONDENAR.. NÃO ACEITE ACUSAÇÃO HUMANA E NEM DA SUA MENTE DEPOIS DE HAVER PEDIDO PERDÃO E RESTITUIÇÃO PELO SEU PECADO (se cabiível). PORÉM SE PECAR SEJA HUMILDE PARA RECONHECER, PEDIR PERDÃO E ABANDONAR OU AO MENOS LUTAR PARA ABANDONAR O PECADO.
PAZ DO SENHOR

AUTOR: PR. WANDERSON DA SILVA (ASSEMBLÉIA DE DEUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário