O título “apóstolo” se aplica a
certos líderes cristãos no NT. O verbo apostello significa enviar alguém em
missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia. O
título é usado para Cristo (Hb 3.1), os doze discípulos escolhidos por Jesus
(Mt 10.2), o apóstolo Paulo (Rm 1.1; 2Co 1.1; Gl 1.1) e outros (At 14.4,14; Rm
16.7; Gl 1.19; 2.8,9; 1Ts 2.6,7).
(1) O termo “apóstolo” era usado
no NT em sentido geral, para um representante designado por uma igreja, como,
por exemplo, os primeiros missionários cristãos. Logo, no NT o termo se refere
a um mensageiro nomeado e enviado como missionário ou para alguma outra
responsabilidade especial (ver At 14.4,14; Rm 16.7; cf. 2Co 8.23; Fp 2.25).
Eram homens de reconhecida e destacada liderança espiritual, ungidos com poder
para defrontar-se com os poderes das trevas e confirmar o Evangelho com
milagres. Cuidavam do estabelecimento de igrejas segundo a verdade e pureza
apostólicas. Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em favor do nome
de nosso Senhor Jesus Cristo e da propagação do evangelho (At 11.21-26; 13.50;
14.19-22; 15.25,26). Eram homens de fé e de oração, cheios do Espírito (ver At
11.23-25; 13.2-5,46-52; 14.1-7,21-23).
(2) Apóstolos, no sentido geral,
continuam sendo essenciais para o propósito de Deus na igreja. Se as igrejas cessarem
de enviar pessoas assim, cheias do Espírito Santo, a propagação do evangelho em
todo o mundo ficará estagnada. Por outro lado, enquanto a igreja produzir e
enviar tais pessoas, cumprirá a sua tarefa missionária e permanecerá fiel à
grande comissão do Senhor (Mt 28.18-20).
(3) O termo “apóstolo” também é
usado no NT em sentido especial, em referência àqueles que viram Jesus após a
sua ressurreição e que foram pessoalmente comissionados por Ele a pregar o
evangelho e estabelecer a igreja (e.g., os doze discípulos e Paulo). Tinham
autoridade ímpar na igreja, no tocante à revelação divina e à mensagem original
do evangelho, como ninguém mais até hoje (ver 2.20 nota). O ministério de
apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição. Os apóstolos
originais do NT não têm sucessores (ver 1Co 15.8 nota).
Fonte: Bíblia de Estudo
Pentecostal, pág.1814.
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