domingo, 26 de abril de 2020

CINCO PASSOS PARA RESTAURAR O AMOR NA FAMÍLIA


Confira os cinco passos para restaurar o amor dentro da sua casa

A Palavra meditada está no Salmo 144,1-2:
“Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que treina minhas mãos para a batalha, meus dedos para o combate. Meu benfeitor e minha fortaleza, meu refúgio e minha libertação, meu escudo em que confio e que a mim sujeita os povos.” 

Enfrentamos diariamente muitas lutas, tanto interior quanto exterior. Em nosso interior, lutamos contra o desânimo, a depressão e as carências; no exterior, quantas guerras e desigualdades! Muitos de nós vivemos crises em nossa família, onde a cultura do descartável tem adentrado muitos lares.
O Senhor está nos treinando para as batalhas do nosso dia a dia. Um treinador, quando prepara seu atleta, fica ao lado dele, orientando-o, mostrando-lhe o que se deve fazer. Da mesma forma, o Senhor faz conosco; Ele fica ao nosso lado, apontando-nos os caminhos e as atitudes que devemos tomar. O rochedo é algo firme, e quando nos escondemos atrás dele, não é qualquer ventinho que nos derruba.
O treinador sempre tem estratégias para seu atleta. No combate que vivemos hoje, Deus quer nos dar uma estratégia. Um lutador sem elas já começa a perder.
Não enfrentamos as batalhas sozinhos. O Senhor vê o que passamos, Ele enxerga nossas dificuldades, dores e não sai do nosso lado. Deixemos Deus soprar em nossos ouvidos quais decisões devemos tomar. Não adianta queremos apenas fazer, é preciso fazer do jeito certo. Se for preciso falar, que o Senhor coloque em nossos lábios as palavras certas.
O primeiro passo para restaurarmos nossa família é restaurarmos o amor. Esse passo é muito concreto, mas para que essa reconstrução continue, é preciso investirmos nos relacionamentos. O amor precisa de manutenção, senão ele morre.
Para uma família continuar feliz e junta, é necessário equalizar os relacionamentos, para que não fiquemos distantes uns dos outros.
Será que não está na hora de restaurarmos o amor? A hora de recomeçar é agora! Toda família precisa amadurecer na capacidade e no jeito de amar.
Confira as cinco realidades para restaurar o amor em família:
1º – Combata o problema, não a pessoa
Dentro de nossas casas não existem inimigos. Combata os vícios, as rebeldias, mas nunca a pessoa. Deus não aceita o pecado, mas ama o pecador. Dessa maneira, Ele nos ensina que não devemos aceitar os vícios, as brigas ou rivalidades, mas devemos amar nossos familiares.
2º – Enfrente os problemas sem procurar atalhos
Combatamos com fé esses problemas. Fingimos, muitas vezes, que os problemas não existem, mas eles estão aí. Ponderemos as palavras, principalmente enfrentemos tudo sem medo, mas com coragem.
3º – Não tenha medo de recomeçar
A mágoa que cultivamos apenas nos destrói. Vivamos o recomeço de cada dia. Não é porque as coisas deram erradas ontem, que temos de desistir de nossas famílias.
4º – Cultive a esperança
A esperança é fruto do amor, amor que tudo suporta e crê. O amor não é descarte, por isso, insista na decisão de amar. Não deixe que a negatividade tome conta de nossos olhos e nos impeça de caminhar na direção do outro.
5º – Invista nos relacionamentos com palavras e atitudes de amor e carinho
Amor gera cuidados. Não existe uma maneira mais eficaz de manter um relacionamento do que fazer surpresas de amor. Cuidado com suas palavras, pois elas podem destruir os relacionamentos. Tenhamos sempre palavras de afeto, que ressaltem o que as pessoas têm de bom.
A meta final de todos esses passos sempre será a restauração de nossos relacionamentos e de nossas famílias. Temos de investir e insistir! Tenhamos relacionamentos duradouros.
Autor: Padre Adriano Zandoná
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva
Fonte: cançãonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário