sábado, 6 de outubro de 2012

A BÍBLIA E MARIA, MÃE DE JESUS



Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

A BÍBLIA E MARIA, MÃE DE JESUS
Maria tem uma posição muito especial na Bíblia. Ela foi usada por Deus para dar à luz o Salvador. Por estar desposada com José, da linhagem de Davi, ela achou graça diante de Deus em sua vida de obediência. “Em sua humildade como serva, todos a chamarão de bem-aventurada” (Lc 1.46-50).

I - A primeira grande revelação da Bíblia sobre Maria e o senhorio de Jesus
A Bíblia apresenta Maria como aquela que reconhece que “No verdadeiro sentido cristianismo é Cristo. Ele é o centro de tudo”, e não ela. “A mensagem de Jesus é que, na sua própria pessoa e missão, Deus invadiu a história e triunfou sobre o mal.”.

Em defesa de Maria
Veja o que Maria ordenou nas bodas de Caná da Galiléia: “Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser” (Jo 2,4; Bíblia de Jerusalém). Quem considera Maria, deve seguir a Palavra de Jesus! Analise e veja se você segue os dois grandes ensinos de Jesus:

1. Você adora ou presta culto a mais alguém além de Deus?
Jesus disse para não cultuar a mais ninguém a não ser Deus!
Disse Jesus: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele prestarás culto” (Mt 4.10; Bíblia de Jerusalém).

2. Você possui outro mediador além de Jesus?
Jesus disse em Jo 14.6 que não há outro mediador além dele!
Disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6; Bíblia de Jerusalém).
“Ele foi personagem histórico possuindo duas naturezas. Ele é Deus feito homem”. A Maria da Bíblia o exalta como Senhor.

Quem é Jesus?
Por que Maria disse: fazei tudo quanto Ele (Jesus) vos disser? Maria era submissa à palavra de Deus. Ao visitá-la o anjo trouxe a grande revelação sobre a identidade de Jesus: Ele é o único Salvador e Senhor. À luz dessa revelação, analise sua fé:

1. Você crê em outro intercessor diante de Deus além de Jesus?
O anjo mostra Jesus como único intercessor por ser o Salvador: “E tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt1.21).

Pare e Pense
Se Maria reconhece sua necessidade de salvação ao declarar: Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lc 1.47), como ela poderia rogar por pecadores, de acordo com a reza da Ave-Maria?

2. Você se ajoelha diante de mais alguém além de Jesus?
Por ser o Senhor, Jesus o é único diante do qual nos ajoelhamos. “Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo... O seu reinado não terá fim" (Lc 1.32-33).

Auto-análise
Jesus é o único Senhor. Você se ajoelha diante de Maria, da foto do papa ou de padroeiros? Leia o que a Bíblia diz:
“Ao nome de Jesus se dobre, todo joelho e toda língua confesse: Jesus é o Senhor” (Fl 2.10-11; Bíblia de Jerusalém).
Cristo é designado expressamente como Rei dos reis com o título Kurios (Senhor), que sublinha antes sua soberania sobre o universo, sobre a criação inteira, visível e invisível.”

II - A segunda grande revelação da Bíblia sobre Maria como santíssima e imaculada
O culto a Maria foi organizado em 381 e a assunção tornou-se artigo de fé em 1950. Maria recebeu o título de mãe de Deus no 3º Concílio, em 431 d.C. A doutrina de que ela foi concebida sem “qualquer mancha de pecado original” foi criada pelo papa Pio IX em 1854. O Vaticano declarou-a “imune de qualquer mancha de pecado”. Contudo, a Bíblia católica diz:
“Não há homem que não peque” (1Rs 8.46). “Todos pecaram e estão privados da glória de Deus” (Rm 3.23). “Como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Rm 5.12; Bíblia Ave-Maria).
Apenas Jesus não cometeu pecado algum (Hb 9.28).
Em Lc 1.46-47 Maria declarou-se pecadora como qualquer outra pessoa. Ao apresentar Jesus no templo, ela mesma se incluiu no sacrifício de um par de rolas pelo seu pecado. Veja Lc 2.22-24 com Lv 12.1-8. Na verdade, Maria era piedosa.

III - A terceira grande revelação da Bíblia sobre Maria como a mãe da Igreja
Apesar de ser digna de grande respeito, Maria foi tratada por Jesus como uma mulher normal e não como a mãe da Igreja. Jesus chamou-a de mulher (Jo 2.4) como fez com a samaritana (Jo 4.21) e com a cananéia (Mt 15.28). A Bíblia de Jerusalém, católica, diz que a frase: mulher, que tenho eu contigo?, dirigida por Jesus a Maria nas bodas de Caná, foi dita “para mostrar que não desejava relacionamento algum com ela” naquela hora, e não para atender uma mediação. Pense: por que ela teria tal honra e João Batista não, se ele foi, para Jesus o maior entre os nascidos de mulher? (Mt 11.11)

IV - A Quarta grande revelação da Bíblia sobre Maria como a mãe de Deus. Tudo por Jesus, nada sem Maria.
O título de mãe de Deus foi aceito em Calcedônia, 451 a.C. sendo confirmado em 1964 no Concílio Vaticano II. O Padre Marcelo a chama de mãe de Deus, sem, porém conseguir provar claramente que esta crença era aceita pelos pais da Igreja ou pela Bíblia.

Pare e Pense
1. Quiseram dar a Maria aposição de mãe de Deus quando chegaram para Jesus e lhe disseram: “bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.” Mas ele replicou: “Antes bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lc 11.28). Por que Jesus não lhe deu esta honra?

2. Maria era alguém comum. Ela esqueceu Jesus em Jerusalém (Lc 2.42-46). Pense: sendo mãe de Deus, como esqueceria o filho, que é o próprio Deus? Ela teria se esquecido de Deus? Inconcebível!

3. Deus não tem mãe. “Ele não tem origem. A palavra origem só se aplica a coisas criadas.” Ele é o Pai da eternidade. Se fosse verdade, analise: “os irmãos de Jesus também não seriam irmãos de Deus? Logo, José era padrasto de Deus? E certo que não! A lógica do Altíssimo não é igual a nossa. Jesus disse que um pai não deve chamar o filho de Senhor (Mt 22.41-46).” Maria contudo o fez, mostrando ser apenas uma serva e não a mãe de Deus (Lc 1.38, 46).

A Ave-Maria cheia de graça
Quando o anjo saudou Maria, disse: salve e não ave (Lc 1.28). O titulo ave era usado para saudar imperadores. A ave-Maria surgiu no séc. XI e se tornou comum entre os católicos a partir de 1326. Tratá-la de ave-Maria, portanto, não é bíblico.
“Tudo que não separa o nome de Deus de todo ser real que não exalta o Deus vivo, acima dos deuses sem vida, com atributos irreais, inventadas por seus criadores humanos, é desperdício.”

V - A quinta grande revelação da Bíblia sobre Maria como a rainha do céu
O papa Pio XII coroou Maria como a rainha do céu em 1954. Analise com atenção o que Deus disse da devoção à rainha do céu em tempos passados.

Pare e Pense
“A Palavra que nos falaste em nome de Deus, nós não a quereremos escutar. Cumpriremos, porém, todas as promessas que fizemos de queimar incenso (velas) à rainha do céu...” “Não tendo o Senhor podido suportar mais a maldade de vossos atos e abominações, foi nossa terra...amaldiçoada. Se a calamidade vos adveio, é porque ofereceste incenso deste modo, pecando contra o Senhor e porque recusaste ouvir a sua voz. Obra de artesão, de mão de ourives, as cores de suas vestes são o roxo e o vermelho, trabalho de mestres no oficio... Sua estátua é uma mentira, vida ela não tem. Ídolos são coisas vazias, na hora do acerto de contas, serão destruídos” (Jr 44.16, 17, 22
e 10.9, 14-15). (Bíblia Jerusalém, Ave-Maria e CNBB).
Pense: Se Deus condenou o culto à rainha do céu, no passado, Ele mudaria? Não! As três Bíblias católicas estariam erradas? A Bíblia é a palavra de Deus! Ao recusá-la, você estará, na verdade, rejeitando o próprio Deus. Você ficará com a Bíblia ou com a coroação de Maria como rainha do céu?

Faça Um Balanço
De acordo com Marcelo Duarte, em seu livro “Guia dos Curiosos – Brasil”, no dia 16 de maio de 1968, Rogério M. Oliveira entrou na Basílica de Aparecida e reduziu a imagem da santa em 165 cacos. A artista plástica Maria H. Chartuni, do Museu de Arte de São Paulo, levou dois meses para restaurá-la. Depois disso colocaram-na numa redoma de vidro à prova de bala. Examine Jz 6.30-31; Is 44.11-20; Jr 10.3-5; Dt 4.16-17. Tire suas próprias conclusões.

VI - A sexta grande revelação da Bíblia sobre Maria como co-redentora
Apesar de ter sido uma serva fiel do Senhor, Maria foi mãe de Jesus porque José a desposou, por ser este da descendência de Davi, e não ela (Mt 1.16). Pense: como ela teria sido escolhida apenas por temer a Deus, se Raabe (pecadora, Mt 1.5) e Bate-Seba (adúltera, Mt 1.6) também eram da linhagem de Jesus? Maria deu à luz Jesus pela graça, favor imerecido! Por isso denominá-la de coredentora contraria a Bíblia Sagrada. Não há remissão de pecados sem derramamento de sangue (Hb 9.22) e somente Jesus, sem pecado, verteu seu sangue pelos pecadores. Leia Rm 5.8 e descubra como é grande o amor de Deus por você.
Jesus e não Maria, ofereceu-se imaculado a Deus (Hb 9.14), cujo sangue como de cordeiro sem defeito (1Pd 1.19) nos purifica de todo pecado (J Jo 1.7).

VII - A sétima grande revelação da Bíblia sobre Maria como mediadora
Conceder a Maria a função de mediadora implicaria conferir-Ihe atributos que pertencem somente a Deus. Analise bem: Como ela atenderia a todos ao mesmo tempo, já que ela não é onipresente nem onisciente (atributos de Deus: onipresente capaz de estar em todos lugares ao mesmo tempo; onisciente aquele que sabe todas as coisas)? Nem os anjos, nem Satanás possuem tais atributos, quanto mais uma mulher na condição de serva, mesmo sendo Maria! Colocá-la nesta posição é igualá-la a Deus. A Bíblia afirma que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Veja 1Tm 2.5:
“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus” (1Tm 2.5-CNBB).

VIII - A oitava grande revelação da Bíblia sobre Maria e suas várias identidades
Maria possui mais de 1025 títulos. É chamada de Sra. de Fátima, Sra. Aparecida, etc. assumindo assim diversas identidades. A alegação de que isto se dá em decorrência da cultura, não tem base na Escritura. Contrariando esta idéia, a Bíblia mostra que Deus jamais anulou a identidade de alguém. Inclusive os anjos, ao se apresentarem em culturas diferentes, mantém o mesmo nome. No caso de Maria, há mudança não só no nome, como também na forma. Pense: quem age deste modo, apresentando-se com vários nomes e de diversas formas de acordo com a Bíblia? Descubra lendo 2Cor 11.14.

IX - A nona grande revelação da Bíblia sobre Maria bendita entre as mulheres
Por acaso, Maria teria acesso aos vivos para rogar a Deus por eles? Tal crença envolveria a mediunidade. Isto é impossível à luz da Bíblia (1Sm 12.22-23)! De acordo com a Bíblia Maria nem mesmo ressuscitou. Ela ainda aguarda este dia como todos aqueles que morreram em Cristo (1Ts 4.13-18).
“Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: O Filho do Homem (Jesus)” (Jô 3.13; CNBB).
O anjo Gabriel saudou Maria apenas como a serva do Senhor (Lc 1.28) e após a anunciação ele apresentou-se apenas a José, o cabeça do lar (Mt 2.13, 19-22). Maria só foi chamada de “bendita entre as mulheres” por causa de Jesus. Contudo, usam a saudação para tomá-la santíssima.
Entretanto, na Bíblia, o termo bendito é usado 170 vezes para designar as pessoas que temem a Deus. Somente em Dt 28.1-6 é usado 6 vezes para referir-se àqueles que guardam a Palavra de Deus.

X - A décima grande revelação da Bíblia sobre a virgem Maria
Registrado pela Biblical Archeology Review, a descoberta do ossuário, 62 d.C. com a inscrição: Tiago, filho de José, irmão de Jesus, confirma o ensino bíblico de que Maria teve mais filhos (MT 1.24-25; Mc 3.33). Confira seus nomes em Mt 13.54-56. Jesus foi o primogênito, (primeiro filho - Lc 2.7, 1.21-24). Pense: Se Jesus tivesse sido o filho único, Ele seria chamado de unigênito (Jô 3.16). Além disso, não ter mais filhos implicaria em maldição (1Sm 1.1-20).

1. O argumento sobre os primos de Jesus
Afirma-se que quando a Bíblia fala dos irmãos e irmãs de Jesus, está se referindo a graus de parentesco próximos (primos, tios), porque o hebraico e o aramaico não diferenciam um do outro. Isso serviria se fosse no A.T. Mas, aqui trata-se do Novo Testamento, escrito em grego, o qual possui um termo definido para cada grau de parentesco. O grego usa adelfós para irmão, adelfê para irmã, anepsiós para primo e suggenis ou suggeneês para prima. Está escrito que Jesus tinha adelfós e adelfês (Mt 13.55-56, Jo 7.1 -10). Conclusão: encontramos os diferentes graus de parentescos bem especificados no N.T. Em Cl 4.10 Marcos é chamado de primo de Barnabé; em Lc 1.36 Isabel é referida como a prima de Maria e em Gl 1.19 Tiago é colocado como o irmão (carnal) do Senhor.

2. A irmã de Maria de Nazaré
Para muitos os irmãos de Jesus eram os filhos de uma tia chamada Maria de Cleofas, irmã de sua mãe (Jo 19.25 - Bíblia de Jerusalém), Mt 27.56 e Mc 15.40 indicam, porém, que a tia de Jesus era Salomé, mulher de Zebedeu. Examine Mt 4.21; 10.2; Mc 1.19; 3.17; 10.35 e Lc 5.10. Estes textos comprovam que Zebedeu tinha dois filhos, Tiago e João. Constate como a Bíblia difere entre eles e os irmãos de Jesus em At 1.13-14: diz que Tiago e João foram orar com Pedro, sendo seguidos pelos irmãos de Jesus. Como poderiam ter acompanhado a si mesmos? Jr 23.36-40 Aqui está a verdadeira doutrina bíblica sobre Maria

Fonte: A Bíblia Católica e a fé do devoto


Um comentário:

  1. A Paz de Cristo, irmão

    Parabéns pela totalidade de sua postagem.

    Acessar seu espaço me fez muito bem!
    Louvo a Deus pela sua vida!

    Deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Precisamos CRESCER, na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo o convite.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também o blog do irmão J.C. - Temas bíblicos e mensagens abençoadoras:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir