Deus é uma Triunidade
Esta é uma das grandes doutrinas da bíblia. A p alavra “triunidade” ou “trindade” não existe na
bíblia, mas a verdade sobre o único Deus, que é o Pai, o Filho eu Espirito
Santo, se encontra em toda a escritura, desde os primeiros versículos (Gn1.1-3)
até o ultimo (Ap 22.3,17). Nos
últimos tempos surgirão falsos ensinamentos que negarão essa doutrina (cf. Jo
2.18-23), motivo que devemos conhecer bem o que a bíblia ensina sobre isso.
A Bíblia afirma que há um
só Deus
A bíblia fala que “O Senhor, nosso Deus é o único
Senhor” (Dt 6.4) Jesus disse: “Deus é o único Senhor” (Mc 12.29). A doutrina
monoteísta (crença em um só Deus) é intocável na bíblia. Ap arece
como o primeiro mandamento da lei (Ex 20.2,3). Existem muitos deuses e muitos
senhores, mas um só Deus (cf. 1Co 8.5,6). A bíblia usa gênesis 1.1 e em mais de
2700 outras passagens, a palavra elohim para expressar Deus. Elohim
é um substantivo na forma plural, isto é, que inclui uma pluralidade de
personalidades em uma só pessoa. Também a palavra “único” ligada a Deus (Dt
6.4), vem da palavra hebraica achad, que indica uma unidade composta
(quando essa palavra é usada no sentido absoluto, é empregada palavra yacheed).
Quando Deus fala de si, em varias ocasiões, usa a forma plural. “Façamos o
homem a nossa imagem, conforme nossa semelhança” (Gn 1.26); “Eia,
desçamos” (Gn 11.7); “Quem há de ir por nós?” (Is 6.8)
Três pessoas na Bíblia
são chamadas de “Deus”
O Pai é chamado de Deus (1Co 8.6; Ef 4.6); o Filho
(1Jo 5.20; Is 9.6; Hb 1.8); o Espirito Santo (At 5.3,4).
Para todos três são usados pronomes pessoais: para
Deus Pai (cf. Is 44.6); para Deus Filho (cf. Mc 9.7) e para Deus Espirito Santo
(cf. Jo 16.13)
Os três são mencionados em joão 14.16. A todos
três são atribuídas características que só pessoas podem ter. Os três falam,
amam, sentem, chamam, ouvem, etc. A todos três são referidos atributos divinos:
·
Eternidade: Pai (Sl 90.2); Filho (Cl
1.17); Espirito Santo (Hb 9.14)
·
Onipresença: Pai (Jr 23.24); Filho
(Mt 28.19); Espirito Santo (Sl 139.7)
·
Onisciência: Pai (1Jo 5.20); Filho (Jo 21.17);
Espirito Santo (1Co 2.10)
·
Onipotência: Pai (Gn 17.1); Filho (Mt
28.18); Espirito Santo (1Co 12.11)
·
Santidade: Pai (1Pe 1.16); Filho
(Lc 1.35); Espirito Santo (Ef 4.30)
·
Amor: Pai (1Jo 4.8,16); Filho (Ef 3.19); Espirito
Santo (Rm 15.30)
·
Verdade: Pai (Jr 10.10); Filho (Jo 14.6); Espirito
Santo (Jo 16.13)
As três pessoas divinas
são um só Deus
A bíblia afirma que os três são um (1Jo 5.7).
Ensina que estas três pessoas estão unidas reciprocamente. A união entre o Pai
o Filho (Jo 10.30; 14.11; 17.11,22,23; 2Co 5.19). A união entre o Pai e o
Espirito Santo, expressado em “Espirito de Deus” (Rm 8.9). A união entre o
Filho e o Espirito Santo: Espirito de Cris to
(Rm 8.9; Gl4.6).
A três pessoas são mencionadas de uma só vez como
pessoas distintas:
·
Em nome do Pai, e do
Filho, e do Espirito Santo (Mt 28.19)
·
Um só Espirito, ...um
só Senhor, ...um só Deus (Ef 4.4-6)
·
A graça do Senhor Jesus
Cris to, o amor de Deus, e a comunhão
do Espirito Santo (2Co 13.13).
·
O Espirito... o
Senhor... é o mesmo Deus (1Co 12.4-6)
·
Porque, por ele, ambos
temos acesso ao Pai em um mesmo Espirito (Ef 2.18)
·
Eleitos segundo a
presciência de Deus, em santificação de Espirito, para a obediência e a
aspersão do sangue de Jesus Cris to
(1Pe 1.2)
A
unidade absoluta das três pessoas não desfaz a sua individualidade
Todas três são
mencionadas no mesmo momento em lugares diferentes: o Filho foi batizado, o
Espirito veio sobre Ele, enquanto o pai falava dos céus (cf. Mt 3.16,17).
Estevão estava cheio do Espirito Santo, e viu Jesus a destra de Deus (cf. At
7.55,56). As três pessoas são mencionadas como testemunhas. Conforme prescreve
a lei, eram necessárias duas ou três testemunhas (Dt 19.15,16). Embora as três
pessoas na realidade sejam apenas um (1Jo 5.7,8), são apresentadas como
testemunhas, porque numericamente são três: o Pai testifica (Rm 1.9), o Filho
testifica (Jo 18.37), o Espirito Santo testifica (1Jo 5.6)
A
Bíblia menciona as três pessoas divinas operando na mesma obra, mas de
diferentes modos
·
A criação: O Pai criou (cf. Gn 1.1;
Jr 10.10-12; Sl 89.11 e 102.25), pelo Filho (cf. Jo
1.2; 1Co 8.6; Hb 1.2), no poder do Espirito
Santo (cf. Gn 1.2; Sl 104.30; Jó 33.4 e 26.3)
·
A salvação: Deus predeterminou a
salvação por Jesus (cf. Ef 1.4), enviou o seu
Filho (cf. Jo 3.16; Gl 4.6), o gerou (cf. 2Co
5.19) e ressuscitou a Jesus (cf. At 13.30-32). O Filho se ofereceu desde a
fundação do mundo (cf. At 13.8), veio ao mundo (cf. Hb 10.7) aniquilando a sua
glória (cf. Fp 2.7) e morreu na cruz (cf. Lc 3.22; 5.17, etc.); operou quando
Jesus se ofereceu (cf. Hb9.14), na sua ressurreição (cf. Rm 8.11) e na sua
ascensão (cf. Ef 1.19,20). Agora Ele aplica a obra de Jesus na vida dos homens
(Jo 16.15).
·
O batismo: Jesus ordenou que fosse
ministrado em nome do Pai, do Filho, e do
Espirito Santo (cf. Mt
28.19). O fato mencionado em atos dos apóstolos
que os apóstolos batizavam em nome do Senhor (At 2.38; 8.16; 10.48;
19.5) é aproveitado pelos inimigos da doutrina da trindade como prova verídica
de que os apóstolos não acreditavam na doutrina trinitariana, mas só em Jesus.
(Esta seita nega a existência de pessoa do Pai e do Espirito Santo, e só
aceitam a pessoa de Jesus. A origem desta doutrina é o espirito do anticristo
(cf. 1Jo 2.22-24). E a explicação deste fato é simples! Quando os apóstolos
batizavam em nome de Jesus, é porque eles foram enviados com autoridade para
representarem a pessoa de Jesus (cf. Lc 24.47). Curavam em nome de Jesus (cf.
Atos 3.6; Mc 16.17) e executavam a disciplina da igreja em nome de Jesus (cf. 1Co
5.4-9,13; 2Ts 3.6). Assim também batizavam em nome de Jesus. Porem, no ato do
batismo, o ministravam conforme a ordem de Jesus: em nome do Pai e do Filho e
do Espirito Santo.
·
Na vida ministerial: Deus predetermina a
chamada para o ministério antes de a
pessoa ter nascido (cf.
Gl 1.15; Jr 1.5; Ef 2.10) e a chama (cf. Is 6.8) e a envia (cf. Jr 26.5). Jesus
se revela para o chamado (cf. Gl 1.16), constrangendo-o a ir (cf. 2Co 5.14,
separando-o para a obra (cf. Ef 4.11), preparando e enviando-o (cf. Mt 10.1,5)
e operando com ele (cf. Mc 16.20). O Espirito Santo é o poder que capacita (cf.
At 1.8), opera na chamada (cf. At 13.1,2) etc.
·
Na vida de Jesus: Deus levará os crentes
para si (cf. 1Ts 4.14). Jesus virá nas
nuvens para buscar os
crentes (cf. 1 Ts 4.16) e o Espirito Santo operará na ressurreição (cf. Rm
8.11).
Falsos conceitos quanto a
trindade
Uma das primeiras
tentativas contra a integridade da doutrina da trindade foi feita nos idos do
ano 320 d.C. por Ário, um presbítero da igreja de Alexandria, na africa. Ário
combateu a trindade inicialmente negando a eternidade e a divindade de Cris to, sustentando ser Ele um ser criado, como
criadas foram as demais coisas existentes. Este ponto de vista de Ário o pôs em
choque com Alexandre, seu bispo e bispo de Alexandria, que cria na trindade
constituída do Pai, do Filho e do Espirito Santo, como três pessoas igualmente
incriadas, eternas. Esta questão entre Ário e Alexandre adquiriu proporções tão
grandes que foi necessário a convocação dum concilio o de Niceia (hoje na
Turquia), onde foi aprovado um credo que contrariava a opinião de Ário, que a
seguir foi banido por ordem do imperador Constantino. A causa ariana sofria sua
primeira derrota, mas haveria de ressurgir em diferentes formas, principalmente
nos nossos dias através dos ensinos dos falsos Testemunhas de Jeová.
OI Daniel, obrigada por esta seguindo o Vivendo pela palavra, seja bem-vindo e volte sempre que desejar.
ResponderExcluirUm bom FDS